quinta-feira, 12 de julho de 2012

ÁGUA FONTE DE VIDA


No post anterior citei a questão da água em nosso município e decidi frisar um pouco mais esse assunto fazendo colocações mais abrangentes. Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?
Dessa forma temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, faz pouco tempo que nos demos conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais e é por isso que intensifico a idéia de que as administrações futuras precisam buscar soluções para o lixão a céu aberto que temos em nossa pequena cidade.
Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.
Sabemos que não dá para viver sem água, logo, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso, até mesmo a construção de poços artesianos deve ser mais bem planejada e fiscalizada  . A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, a economia também significa mais dinheiro no bolso já que a conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog Verde de Francisco Sá.