quarta-feira, 13 de junho de 2012

PRODUZINDO ADUBO ORGÂNICO - COMPOSTEIRA

Oi amigos, e se para tentar melhorar o ambiente a ideia é reciclar, reutilizar, reaproveitar; o adubo orgânico que pode ser produzido a partir de cascas de alimentos, ovos, borra de café é uma boa opção, já que mesmo que caso a cidade possua uma coleta seletiva e um aterro sanitário ou controlado é preciso diminuir a quantidade de lixo produzido pela população.


As plantas obtém a maior parte de seus nutrientes através do humus, ou seja, do material orgânico  presente no solo. Ao adicionar mais húmus ao solo, mantendo uma composteira, você revitaliza seu jardim e pode reduzir em até 30% a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.


Montar uma composteira em casa exige alguns cuidados e informações, mas não tem mistério. Quem agradece é o jardim, os canteiros, os vasos, que terão adubo orgânico, rico, farto e econômico.



  • Se possível, faça a composteira perto da cozinha; assim fica mais fácil o descarte de restos de comida.
  • Use, por exemplo, uma lixeira de plástico velha para fazer a composteira – uma opção fácil e econômica. Retire o fundo, finque a lixeira no solo e mantenha-a coberta com a tampa.
  • Para ajudar na drenagem e fornecer acesso aos organismos do solo, posicione a lixeira numa área plana e bem drenada, de forma que ela fique em contato com a terra.
  • Se você fizer sua própria composteira, construa uma estrutura de quatro lados, aberta no topo, com pelo menos um metro de altura. Um lado deve ser fácil de remover, para que você possa revolver a pilha e recolher o composto pronto.
  • Se você decidir comprar uma composteira, opte por um misturador de plastico. É um tambor que, quando gira, oxigena o composto de forma bem eficiente. Um misturador cheio produz composto de boa qualidade rapidamente. Se você descarta com regularidade uma grande quantidade de material, compre um bem grande.
  • Certifique-se de que sua composteira, misturador ou lixeira fique na sombra durante o dia, porque o húmus não deve ressecar com rapidez, nem a temperatura deve se elevar muito para que os organismos do solo não morram.

Nesta composteira você colocará cascas de frutas, legumes, folhas de verduras, cascas de ovos, borras de café, erva de chimarrão, folhas secas, só não pode por restos de comidas, carne, pois apodrece, provoca mau cheiro e atrai ratos, baratas, moscas.
 Deixe algumas frestas em sua composteira para a circulação do ar.
Sempre que colocar seu lixo orgânico , mexa bem e coloque um pouco de terra ou areia para cobrir.
É interessante que você faça uma divisão em sua composteira (ou duas) pois quando estiver preparando um adubo, em um dos lados, o outro já estará disponível para ser usado.
No verão o processo de decomposição é mais rápido que no inverno. Também no verão devido a alta temperatura devemos molhar o adubo para facilitar a fermentação.
Depois de um período de descanso, algumas semanas conforme a temperatura, seu composto estará pronto para ser usado.




Problemas contornáveis
SintomaProblemaSolução
Cheiro de amôniaExcesso de nitrogênio.Adicione mais carbono na forma de palha, jornais ou feno.
Cheiro de ovo estragadoPilha muito úmida ou compacta.Oxigene a pilha. Adicione mais material seco. Misture partículas pequenas com as grandes. Adicione cal e revire o material.
Decomposição lentaMaterial muito seco ou pilha muito pequena. Pode ser por causa da falta de nitrogênio ou de oxigênio.Adicione água. Faça uma pilha maior. Acrecente materiais ricos em nitrogênio, como restos de poda verdes e sobras de hortaliças. Oxigene regularmente.
Ratos e camundongosUso de material errado.Não use carne, peixe ou pedaços de gordura. Construa uma lixeira à prova de roedores.
VaporExcesso de nitrogênio. Ou a pilha está muito grande para ser removida de forma apropriada, deixando o meio muito quente.Adicione mais material rico em carbono (palha, feno ou serragem). Reduza o tamanho da pilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog Verde de Francisco Sá.